Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes como Coronavírus (COVID-19) entre outras.
O QUE É L- GLUTAMINA
Glutamina não é um suplemento novo, ela foi identificada no início dos anos 80 como um importante substrato energético para algumas células específicas do sistema imune (linfócitos e macrófagos).
A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no corpo humano. Ela garante a integridade do tecido muscular, participa do metabolismo energético e atua aperfeiçoando o sistema imunológico. A suplementação de glutamina favorece o organismo na obtenção de um balanço nitrogenado positivo. Nutrição e treino adequados estão na base da evolução física de atletas e esportistas. Possível papel da suplementação com glutamina refere-se à capacidade deste aminoácido aumentar a concentração intramuscular de intermediários do ciclo de Krebs (anaplerose), durante os primeiros minutos do exercício e, consequentemente, aumentar a capacidade de geração de energia.
PARA QUE SERVE?
Imunidade
A glutamina serve para aumentar o poder imunológico em nosso corpo junto com os tecidos musculares ajudando na regulamentação do metabolismo. Além disso, a glutamina aumenta a quantidade de linfócitos no organismo, que são importantes células de defesa.
Recuperação celular
A glutamina ajuda a evitar o catabolismo (perda de massa magra), melhora a recuperação e ajuda no crescimento muscular, sendo uma alternativa para os atletas de alta performance.
BENEFÍCIOS PARA PRATICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS:
· Manutenção do sistema imunológico;
· Possível reguladora da síntese e da degradação de proteínas
· Controle do volume celular;
· Controle entre CATABOLISMO E ANABOLISMO
· Combate a síndrome do overtraining;
GLUTAMINA BENEFÍCIOS COM O CÂNCER E HIV:
Estudos apontam que a suplementação de glutamina é importante também no tratamento de HIV, e câncer, fortalecendo seu sistema imune.
Apesar dos benefícios do suplemento ser ainda muito discutido no tratamento de pacientes com câncer, existem estudos que mostram que o aminoácido pode ter um efeito positivo no sistema imunológico dessas pessoas.
Benefícios comprovados ao usar a glutamina:
Melhorar a capacidade de memória e do humor;
Reduz stress oxidativo encontra-se ligado a diversas doenças, como a aterosclerose, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer.
COMO TOMAR GLUTAMINA?
Em uma alimentação normal, estima-se que a quantidade ingerida deva ser de 3g a 6g por dia, variando de acordo com os alimentos consumidos.
Em média, a indicação dos nutricionistas fica em torno de 5g por dia.
Lembrando que essa seria uma quantidade considerada adequada quando se trata da ingestão de glutamina pela dieta.
A glutamina pode ser consumida em cápsulas ou em pó, podendo ser diluída em sucos e água.
Pode ser tomado com outros suplementos como BCAA e whey protein.
ALIMENTOS RICOS EM GLUTAMINA:
Separamos alguns alimentos abaixo.
Leite desnatado a 8.08% proteína, em geral variando entre 8.7% e 9.2%.
Carne vermelha 4.7% proteína em geral variando entre 4.4% e 4.8%
Milho a 16.2% proteína
Ovos a 4.3% proteína
Para mais informações busque um nutricionista
BENEFÍCIOS:
- Rápida Absorção
- Diluição 100% instantânea
- 5g de L- Glutamina por dose
- Rápida absorção pelo organismo
- Aumento do sistema imunológico
- Ajuda a manter sua massa muscular
- Diminui o tempo de recuperação da lesão, cirurgia e exercício
· Auxilia no emagrecimento;
· Ajuda prevenir lesões ao corpo;
- Minimiza a degradação do músculo e melhorar o metabolismo de proteínas
- Suporte a síntese da glutamina (GSH), antioxidante natural do corpo
- Armazenamento de glicogênio nos músculos.
SUGESTÃO DE USO:
Sugestão de Uso: Seguir as instruções do médico e/ou nutricionista. Para uso enteral, a aplicação do tubo deve ser iniciada com baixos volumes e velocidade de fluxo, devendo ser aumentada aos poucos dependendo da tolerância intestinal e do objetivo. Para evitar contaminação, medidas de higiene durante o preparo e administração devem ser instituídas. Pode ser administrada via oral e enteral, sendo adicionado a sucos, água, chá, gelatina, purês, mediante prescrição do médico e/ou nutricionista. Diluir uma porção de 5g em 100ml de água.